1

Warning: session_start() [function.session-start]: Cannot send session cache limiter - headers already sent (output started at /home/clinicacopec/www/templates/system/55.png:1) in /home/clinicacopec/www/libraries/joomla/session/session.php on line 423

Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/clinicacopec/www/templates/system/55.png:1) in /home/clinicacopec/www/libraries/joomla/session/session.php on line 426
Garganta - Rouquidão

O que é VOZ?

A VOZ é o som emitido pelo ser humano quando deseja comunicar-se. Para sua produção, o ar proveniente dos pulmões passa entre as cordas vocais, localizadas na laringe, e faz com que vibrem, produzindo o som que vai se tornar a fala.

A VOZ é considerada nosso principal meio de comunicação. Milhares de anos se passaram para que o som produzido pelo homem deixasse de ser apenas um ruído e se tornasse o que conhecemos hoje por VOZ.

Para que a fala seja perfeitamente compreendida é essencial que a VOZ seja suave, harmônica e clara.

O que é rouquidão?

Quando a voz perde suas qualidades torna-se áspera, soprosa e, por vezes, difícil de entender. A perda da qualidade da voz é chamada de ROUQUIDÃO. A ROUQUIDÃO dificulta a comunicação e faz com que a fala se torne um som desagradável para quem ouve e doloroso para quem fala. A VOZ ROUCA utilizada com freqüência, pode levar à ardência na garganta, acúmulo de pigarro (secreção na garganta), cansaço ao falar, e outros sintomas menos freqüentes.

A rouquidão ocorre em crianças?

Sim. A rouquidão na infância é mais comum do que se imagina. Existem situações onde a criança já nasce rouca e outras, mais freqüentes, em que a criança fica rouca com o passar dos anos.
As doenças congênitas (presentes já ao nascimento) apresentam como primeiro sintoma o choro rouco e áspero, sendo o problema facilmente identificável. Podem ainda estar associadas à falta de ar.
As doenças adquiridas podem aparecer nas crianças a partir da idade em que começam a falar (mais freqüentemente entre 4 e 5 anos), e manifestam-se desde o início por VOZ ROUCA. Diversas doenças podem levar a rouquidão como cistos, pólipos, papilomas, entretanto, a doença adquirida mais freqüente é o famoso calo das cordas vocais.

O que são calos nas cordas vocais?

Os calos são tecnicamente conhecidos por nódulos vocais. Sempre bilaterais localizados na metade das cordas vocais, podem ser pouco maior de um lado do que do outro. Na maioria das vezes, são causados por mau uso ou abuso vocal (fonotrauma). Estão freqüentemente associados a um fechamento incorreto das cordas vocais, responsável pelo atrito excessivo das cordas no seu ponto médio, levando ao aparecimento dos nódulos.

O que é abuso e mau uso vocal?

O uso excessivo da voz, com intensidade elevada, sem pausas para descanso, com imitação de sons de animais e meios de transporte (aviões, carros...) é considerado abuso e mau uso vocal. Também devem ser lembrados fatores associados, como a respiração bucal, pouca ingestão de água durante o dia e o ato de pigarrear para limpar a garganta.

garganta-rouquidao
Qual o tratamento do calo das cordas vocais?

Considerando que a origem do problema é provavelmente relacionada ao abuso e mau uso vocal, o tratamento dos nódulos vocais é inicialmente feito através de fonoterapia.
Em casos de nódulos grandes e fibróticos pode haver necessidade de tratamento cirúrgico, que consiste na remoção dos mesmos através da microcirurgia de laringe.

O que é fonoterapia?

Fonoterapia são exercícios de voz, feitos com auxílio de um fonoaudiólogo, reeducando os maus hábitos vocais e ensinando a fazer o uso correto das cordas vocais.

O que é microcirurgia de laringe?

Microcirurgia de laringe é a cirurgia das cordas vocais. Também conhecida como fonocirugia, este procedimento é realizado em centro cirúrgico sob anestesia geral. Um aparelho específico para esta cirurgia (laringoscópio de suspensão), acoplado a um microscópio cirúrgico, é colocado na boca do paciente, expondo a laringe. Após a confirmação do diagnóstico, com auxílio de micropinças e microtesouras, os nódulos são removidos, sem qualquer dano para as cordas vocais, reestabelecendo a voz normal.

Faringoadenoamigdalite
E as outras doenças que causam ROUQUIDÃO?

Como citado anteriormente, existem inúmeras outras causas de rouquidão. Em crianças, a grande maioria delas é benigna e não requer preocupação excessiva. Após o diagnóstico o tratamento é na maioria das vezes realizado em parceria entre o otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo, com excelente resultado para a criança. Exceção deve ser feita ao Papiloma de Laringe, que apesar de ser considerado um tumor benigno tem um comportamento agreessivo, podendo levar a falta de ar e até à morte.

O que é o papiloma de laringe?

O papiloma de laringe ou papilomatose laríngea é uma doença viral, que pode acometer pessoas em todas as idades. Os cuidados são maiores com as crianças visto que é nesta faixa etária que existe o maior risco de complicações (principalmente respiratórias - falta de ar). Não se sabe a forma de contaminação. Sabe-se apenas que o vírus infecta as células da laringe e se prolifera na forma de papilas (daí vem o nome da doença) e pode obstruir toda a via respiratória. O maior cuidado é em fazer o diagnóstico precocemente, enquanto o único sintoma é somente a rouquidão. O tratamento é cirúrgico e precisa ser obrigatoriamente orientado por um laringologista.

rouquidao