Nariz - Apnéia Obstrutiva

A SAOS pode ter um impacto na criança sob vários aspectos. A sua gravidade está relacionada a uma freqüência maior de sintomas como retardo de crescimento, dificuldade de controle da urina, baixo desempenho escolar, hiperatividade, déficit de atenção e transtornos de comportamento. É muito comum as crianças apresentarem sintomas durante muito tempo sem que os pais e pediatras os correlacionem com a dificuldade para respirar durante sono.

O retardo de crescimento infantil, associado à obstrução das vias aéreas superiores, está provavelmente relacionado a uma secreção anormal do hormônio do crescimento. Já foi demonstrado em vários trabalhos científicos que a cirurgia de amígdalas e adenóide prove uma diminuição considerável do número de apnéias, normalizando a respiração noturna. O sono sem apnéia leva a normalização dos níveis hormonais e do crescimento da criança.

Em vários relatos publicados em anos recentes, o efeito da SAOS no desempenho e comportamento escolar ficou demonstrado com a diminuição da concentração e a alteração de conduta.

apneia

Trabalhos publicados em 1998, estudaram as crianças com pior rendimento escolar. Este estudo comprovou que 18.1% apresentavam sintomas respiratórios relacionados com o sono. Vinte quatro destas crianças foram operadas e após a cirurgia todas tiveram comprovadamente melhora significativa em seu desempenho e comportamento escolar, comparadas com as crianças com sintomas relacionados ao sono e que não foram submetidos a cirurgia, e também comparadas aos seus colegas de classe que não apresentavam sintomas relacionados com o sono.

A maioria dos casos de SAOS são tratados cirurgicamente, mas cada criança deve ser avaliada e tratada individualmente, já existe comprovadamente melhora clínica em alguns casos com antileucotrienos e esteróides tópicos.

Algumas crianças além do aumento de amígdalas e adenóides podem apresentar um retroposicionamento da mandíbula ou fatores semelhantes que muitas vezes necessitam de tratamento clínico e cirúrgico concomitante.